sábado, 25 de outubro de 2008

Preconceito, racismo e discriminação - Blue Eyed

Há alguns anos, o Canal GNT exibiu um documentário maravilhoso chamado Blue Eyes, fuxicando a internet achei no Youtube. Por favor assistam - http://www.youtube.com/watch?v=bJLmP7s-7Gw&feature=related, o filme mexe com qualquer um que assista.

O Filme mostra o trabalho da professora e socióloga Jane Elliott. O Documentário Blue Eyed mostra um exercício de discriminação pela cor dos olhos, no caso, azuis. A idéia é reproduzir com as pessoas de olhos azuis, as condições vividas pelos negros na sociedade norte-americana ( acho que vale para o mundo ocidental como um todo). O inicio do filme já mostra para que ele veio... Numa palestra com um auditório repleto de brancos, ela pergunta: "Se algum branco gostaria de receber o mesmo tratamento dados aos cidadãos negros em nossa sociedade, levante-se. (...) Ninguém se levantou. Isso deixa claro que vocês sabem o que está acontecendo. Vocês não querem isso para vocês. Quero saber por que, então, aceitam isso e permitem que aconteça com os outros.

Um comentário:

Livia disse...

Professor, o documentário é muito bom. Até fiz um post no meu blog falando dele. Realmente sensibiliza qualquer um que veja. Essa socióloga é genial, principalmente no que diz respeito à comparação do racismo atual com o processo de segregação dos judeus na Alemanha. Quando vemos filmes sobre a II Guerra ou lemos algo sobre, pensamos: "nossa, como isso pode ter acontecido?". De certa forma, ainda acontece, e não conseguimos enxergar isso. E pior: deixamos que aconteça. Obrigada pela indicação. Certamente influenciou bastante meu ponto de vista, me fez ver muitas coisas. Beijo grande! E cuide dessa garganta. =)

 
eXTReMe Tracker