quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A história das Coisas - a questão ecológica






Hoje já é consenso que a crise ambiental e seus efeitos transcedem as fronteiras nacionais. As diversas conferencias ambientais evidenciaram a insustentabilidade do modelo de desenvolvimento adotado por todas as nações e defendidas pelas potências centrais. O desenvolvimento sustentável, então, surge como alternativa que busca, a superação da pobreza; a satisfação das necessidades básicas de alimentação, saúde, habitação; a busca por uma matriz energética que privilegie fontes renováveis;o uso mais equilibrado dos recursos; etc.


A pobreza e a degradação ambiental estão relacionados, a questão ambiental não pode ser dissociada da questão humana/social, são duas faces da mesma moeda. O modelo de desenvolvimento predatório, ecologicamente perverso e politicamente injusto está esgotado, temos que buscar uma nova ética que supere o economicismo que contamina o pensamento contemporâneo sobre o processo de desenvolvimento. A sustentabilidade do modelo de desenvolvimento depende do Estado e não do mercado ( do capital) , este último busca respostas vinculadas as possibilidades imediatas de lucro, o que normalmente se choca com a sustentabilidade. O Estado deve ser o gestor e não o mercado!!!


O nosso entendimento do que é ser desenvolvido deve superar a visão consumista, ou então, estaremos fadados a conviver com a degradação continua de nossas vidas e do nosso ambiente.


Cabe lembrar que a sustentabilidade do desenvolvimento exige, quase por definição, a democratização do Estado e não o seu abandono e substituição pelo mercado.



Sobre o tema assistam - http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E .... simplesmente MARAVILHOSO


Um comentário:

Maurício Meireles disse...

Falcão,

saiu um vídeo bem interessante sobre o Congo. Tem uns 10 minutos.

http://www.condition-critical.org/

 
eXTReMe Tracker