sexta-feira, 29 de junho de 2007

Energia




Baustista Vidal é um dos maiores pensadores da questão energética brasileira, pai do nosso proálcool, tem um livro excelente do qual retirei alguns trechos.



A reconquista do Brasil – J.W. Bautista Vidal


“Choques do petróleo e acidentes nucleares; desflorestamentos e desertificações; efeito estufa e chuva ácida; mudanças de clima e desequilíbrio ecológico; guerra do Iraque e ocupações militares no Golfo; testes de Mururoa e defesa aérea da Amazônia. Há mais de 20 anos a humanidade constata a importância crucial da energia na base da vida, na evolução das sociedades e no poder mundial. Ademais, sente a profunda crise que vivemos com o fim da era do petróleo...”

“ Energia é tudo o que é capaz de produzir trabalho. Está na origem de todas as transformações e movimentos do universo. Não se cria nem se destrói, apenas transforma-se de uma em outra forma.”


“ O País que tenha abundantes fontes utilizáveis de energia em seu território e seja uma nação soberana, terá condições de existir e desenvolver-se, conforme suas necessidades e aspirações. Aquele que dependa de energia externa ou não tenha soberania é vulnerável, podendo esgotar-se e desaparecer. Ou seja, quem dispõe e controla sua energia – não basta tê-la – e desenvolve capacidade de organizar-se com autonomia pode fazer história. Os restantes....”


“ nenhuma atividade ocorre sem a participação de energia. Sem ela não existe agricultura, indústria, transporte, comunicação, construção civil, poder militar, transformação ou movimento de qualquer natureza; também sem energia não existe vida, nem harmonia do cosmos ou do átomo. A matéria é energia concentrada. Ou seja, sem energia desaparece a dinâmica que movimenta o mundo físico, assim como a possibilidade de existência e evolução dos seres vivos. Sem ela, o universo estaria morto, com sua máxima entropia. O fim dos tempos! (...) Os homens e os animais foram e ainda são, parcialmente, elementos dos sistemas energéticos. O homem é em si um bioconversor de energia. Transforma energia química extraída dos alimentos em calor, energia mecânica em pequenas parcelas de energia elétrica. Copia a si mesmo quando constrói máquinas para converter a energia química do petróleo e dos hidratos do carbono em calor, em energia mecânica ou em eletricidade.


“(...) é impossível falar-se de história, de civilização, de poder ou de política de verdade, enfim, da vida do homem sobre a terra, sem o conhecimento das disponibilidades úteis de energia e sua evolução entrópica.”


J.W.Bautista Vidal é “bachiller” pela Universidade de Santiago de Compostela e engenheiro com pós-graduação em Física na Universidade de Stanford, coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da UNB. Principal responsável pela implantação do Programa Nacional do Álcool.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker