sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Aos meus ancestrais - aos meus mortos

RESPIRAR
Birago Diop


"Ouçamos mais ao que nos cerca,do que àquilo que dizemos. A voz da água que canta, a chama que chora e o vento que move o suspirar das matas, são o respirar de nossos antepassados.


Aqueles que se foram, jamais nos deixaram.Vivem na sombra que oculta, na sombra que se esvai com o dia. Os mortos não estão sob a terra. Estão no balanço das árvores, na madeira que chora. Estão na corrente do rio e na água plácida que não se move. Estão na multidão e na fazenda. Os mortos nunca morreram.


Ouçamos mais ao que nos cerca, do que àquilo que dizemos. A voz da água que canta, a chama que chora e o vento que move o suspirar das matas, são o respirar de nossos antepassados, que nunca se foram, que não estão sob a terra,que nunca morreram.Aqueles que se foram, jamais nos deixaram. Estão no seio da esposa, no choro do bebêe na brasa que crepita cheia de vida.Os mortos não estão sob a terra. Estão no fogo que queima baixo, na grama, repleta de lágrimas, e na rocha onde sopra o vento. Estão na mata e no lar. Os mortos nunca morreram.


Ouçamos mais ao que nos cerca,do que àquilo que dizemos. A voz da água que canta, a chama que chora e o vento que move o suspirar das matas, são o respirar de nossos antepassados.

Por isso, repita a cada dia o juramento que diz que nosso destino está atado à lei, e o destino dos mortos que não morreram ao respirante espírito que lhes é mais forte, Estamos presos à vida por esta dura lei e por este juramento estamos atados aos feitos do respirar que hoje cessa, tanto na cama como no leito do rio. Aos feitos do respirar que oscila, à rocha que geme e à grama que chora

Aos feitos da respiração que cessa, à sombra que ilumina e aprofunda à árvore que treme e na madeira que chora à água que corre e à água plácida, Aos respirantes espíritos que nos são mais fortes e que levaram a respiração dos mortos imortais, os mortos que nunca nos deixaram e que não estão sob a terra.Ouçamos mais ao que nos cerca, do que àquilo que dizemos. A voz da água que canta, a chama que chora e o vento que move o suspirar das matas, são o respirar de nossos antepassados.Nossos mortos nunca morreram."


Birago Diop - poeta senegalês.


Entre o povo Iorubá exite um provérbio que diz mais ou menos o seguinte: " nós que hoje aqui estamos de pé, estamos sobre os ombros dos nossos antepassados."



Os meus respeitos a todos os meus ancestres.

Um comentário:

Diego Moreira disse...

Bonito pra cacete!
Geo-Abraços!

 
eXTReMe Tracker