sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Religiões africanas III - Kitábu


O mestre Nei Lopes, em seu livro Kitábu, coloca alguns conceitos referentes as concepções filosóficas que norteiam a cosmovisão africana. Vou listar alguns conceitos coletados e "traduzidos" por este intelectual da cultura popular brasileira, que estes sirvam como estímulo para leitura deste, fundamental, livro.


I - O Universo visível e o invisível
O universo visível é a camada externa e concreta de um universo invisível e vivo constituído por forças em perpétuo movimento. No interior dessa vasta unidade cósmica tudo esta lifgado, tudo é solidário. No universo não existe nem grande nem pequeno e , sim, a harmonia entre coisas de tamanhos diferentes. As relações de grandeza não têm nenhum sentido, porque não acrescentam nem diminuem nada.


II - O tempo: passado, presente e futuro
O ser humano tem de acreditar na existência simultânea do passado, do presente e do futuro e orientar seu tempo dentro da harmonia dessas três variantes. O conceito de tempo linear é uma ilusão e a materialidade, uma miragem. O conceito de tempo, então, é determinado mais pela opção existencial do ser humano do que por fatores raciais ou geográficos.


III - O Ser Supremo
O ser supremo é o criador de todos os seres e coisas. Ele está muito distante do ser humano e só é acessível por mneio de divindades secundárias. Tanto o Ser Supremo quanto as divindades, os antepassados e os seres humanos, enfim, tudo o que existe no universo, interage em obediência a regras extremamente precisas por meio de sua respectiva força vital.


IV - Força Vital
Todos os seres do Universo têm sua própria força vital, e esta é o valor supremo da existência. Possuir maior força vital é a única forma de felicidade e bem-estar. A morte, as doenças, as degraças, o aborecimento, o cansaço, a depressão, todo o sofrimento, enfim, é consequência de uma diminuição da força vital, causada por um agente externo dotado de força vital superior. O remédio contra os sofrimentos é, portanto, reforçar a energia vital, para resistir às forças nocivas externas.


V - A palavra
A palavra falada, além de seu valor fundamental, possui um caráter sagrado que se associa à sua origem divina e às forças ocultas nela depositadas. A tradição oral, que não se limita aos contos e lendas nem aos relatos míticos e históricos, é a grande escola da vida, recobrindo e englobando todos os seus aspectos. Nela, o espiritual e o material não se dissociam. A transmissão oral do conhecimento é o veículo do poder e da força das palavras, que permanecem sem efeito em um texto escrito.

O conhecimento transmitido oralmente, pelo Verbo atuante, tem o valor de uma iniciação, que não está no nível mental da compreensão, porém na dinâmica do comprtamento. essa iniciação é baseada em reflexos que operam no raciocínio e que são induzidos por impulsos nascidos do fundamento cultutal da sociedade.

A palavra é força. O Verbo é a expressão por excelência da força em sua plenitude. sendo agente mágico por excelência e grande transmissor de força, a palavra não pode ser usada levianamente.


Qualquer um que queira entender o pensamento africano deve recorrer ao mestre Nei Lopes e a sua obra.



2 comentários:

Livia disse...

"A palavra é força. O Verbo é a expressão por excelência da força em sua plenitude. sendo agente mágico por excelência e grande transmissor de força, a palavra não pode ser usada levianamente."

Eu acredito que os maiores erros do ser humano são falar quando se deve silenciar e abster-se quando se deve opinar. Saber escutar, saber silenciar é fundamental. E é pelo fato de as pessoas não saberem silenciar que tem muita gente que fala muito e não diz nada.

O tambor faz muito barulho, mas é oco por dentro.

Claudio Falcão disse...

Existe um provérbio africano que diz " com uma boa lingua se constroe o mundo, com uma má lingua se destroe um mundo"

Um árabe diz seguinte " somos senhores dos nossos pensamentos e escravos de nossas palavras"

 
eXTReMe Tracker