quinta-feira, 19 de julho de 2007

Mama África


Apresento este texto, recentemente publicado pelo yahoo.

A teoria de que o homem moderno teria sido originado a partir de um único ponto da África foi reafirmada por um novo estudo publicado nesta semana pela revista britânica Nature.

Duas correntes dividem atualmente a comunidade científica que investiga a origem do ser humano moderno.

Por um lado, o modelo "Out of Africa" afirma que o homo sapiens é originário de um único ponto do continente africano a partir do qual passou a colonizar outros continentes.

Por outro, defende-se que a evolução do homo erectus ao homo sapiens foi registrada em vários pontos do planeta, de forma independente.

Até agora, os estudos genéticos dão razão aos defensores de uma origem africana comum, mas a análise das ossadas traz resultados ambíguos.

O médico Andrea Manica e seus colegas da universidade britânica de Cambridge combinaram um estudo sobre a diversidade genética de populações de várias partes do mundo com as medidas de mais de 6.000 crânios, que permitiu trazer a prova da origem do homem moderno.

Os cientistas demonstraram que quanto mais longe se encontram as populações da África, menos é a diversidade genética, refletida por uma perda de variedade fenotípica, ou seja, de traços físicos.

"Associamos os dados genéticos com as novas medidas de uma grande mostra de crânios para demonstrar definitivamente que o homem moderno é originário de uma única região da África Subsaariana", afirmou Manica.

Para verificar a validade das descobertas, os cientistas tentaram utilizar seus dados para detectar as origens não africanas, mas o exame "não deu nenhum resultado", explicou, por sua vez, o médico François Balloux.



Um inenarrável abraço

3 comentários:

Diego Moreira disse...

Inevitávelmente, somos do Congo!
Abraços!

Claudio Falcão disse...

Isso mesmo, salve o Congo, a Nigéria, Angola, Benin e todas as Áfricas que nos formaram e ainda formam.

joana disse...

Olá Cláudio,
Quanto tempo! Você também tem um blog! Que legal!
Salve nossa terra mãe! Um dia eu vou lá!!!
muitos beijos e saudades,
Joana
(ou Jo Jo M., só pra vc saber quem é... ;-P)

 
eXTReMe Tracker